Consórcios

Todos temos sonhos: um carro novo, uma casa nova, uma geladeira, viagens…
Uma excelente forma de poupar para conseguir concretizar os sonhos chama-se consórcio, conhecido como a arte de poupar em grupo. Formado por pessoas físicas ou jurídicas, e fazendo contribuições com periodicidade estabelecida em contrato, forma-se um fundo comum, utilizada por todos os participantes do grupo para aquisição do bem ou serviço desejado.
A distribuição do fundo comum é feita através de sorteio, permitindo que o participante utilize o valor do crédito contratado originalmente. Isso quer dizer que no sorteio todos os participantes do grupo concorrem em igualdade ao direito de utilizar o crédito.
Além do sorteio existe a possibilidade do participante oferecer um lance, valor que será descontado do saldo devedor. Em cada assembleia todos os participantes podem oferecer lances, ganhando o maior deles. E o lance somente será pago se for o ganhador.
Para adquirir uma cota de consórcio deve-se procurar uma administradora de consórcios idônea, autorizada pelo Banco Central e associada a ABAC. Essa procura é facilitada utilizando-se a orientação de um corretor de seguros habilitado, que fará a intermediação da elaboração do contrato entre o proponente e a administradora de consórcios.
Serão apresentados os planos disponíveis e será possível fazer a seleção de um grupo que apresente prazos e valores compatíveis com sua capacidade financeira.
Na assinatura do contrato, leia atentamente todas as regras ali informadas:

  • Valor do crédito contratado;
  • Prazo de duração do grupo, taxas (taxa de administração, fundo de reserva e/ou seguro) e demais despesas previstas;
  • Garantias a apresentar para poder utilizar o crédito contemplado;
  • Regras dos sorteios, lances e formas de antecipar prestações;
  • Critérios de atualização do crédito; e,
  • Todas as condições prometidas pelo vendedor.

Não se esqueça que você deve permanecer com uma cópia do contrato assinado e do regulamento do grupo.

Boa Sorte!!!

Deixe uma resposta